Retirada do útero por vídeo

A videolaparoscopia é uma importante ferramenta para a realização de histerectomias.

Histerectomia significa a retirada do útero. É o tratamento definitivo para miomas uterinos, que pode ser recomendado a mulheres com sintomas e que já tiveram os filhos desejados. E uma das maneiras de se realizar a cirurgia é por videolaparoscopia.

A “vídeo” pode ser usada isoladamente, ou como método auxiliar à histerectomia por via vaginal. E essa talvez seja a sua maior utilidade. No procedimento, são realizadas 4 punções de 0,5 a 1 cm no abdômen. Uma microcâmera mostrará o útero e demais órgãos da pelve em um monitor, com um grande aumento e definição das imagens.

Praticamente todos os procedimentos, que são realizados na cirurgia “aberta”, são possíveis de serem realizados por “vídeo”, mas com a vantagem de menor sangramento, menos dor, e uma recuperação mais rápida 1. Juntamente com a histerectomia vaginal, são os procedimentos de escolha recomendados pela Associação Americana de Ginecologistas Laparoscópicos 2.

1. Johnson N, Barlow D, Lethaby A, Tavender E, Curr E, Garry R. Surgical approach to hysterectomy for benign gynaecological disease. Cochrane Database Syst Rev. 2006(2):CD003677.
2. AAGL position statement: route of hysterectomy to treat benign uterine disease. J Minim Invasive Gynecol. Jan-Feb 2011;18(1):1-3.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088