Retirada do útero é uma opção

A histerectomia é uma opção definitiva para tratar miomas uterinos

Histerectomia significa retirada do útero. É a cirurgia ginecológica mais realizada no mundo todo, e principalmente por miomas uterinos. É o tratamento definitivo para os miomas uterinos, eliminando a chance de problemas futuros. Pode ser recomendada para mulheres com sintomas e que já tiveram os filhos desejados, após discussão de métodos alternativos de tratamento.

Existem três maneira principais de se realizar a cirurgia: por via abdominal (cirurgia “aberta”), vaginal, ou por videolaparoscopia. A escolha depende de avaliação médica e do desejo da mulher.

No Brasil, mais de 80% das histerectomias são realizadas por via abdominal, segundo dados do DATASUS. Porém, os benefícios das histerectomias vaginal e laparoscópica são claros e muito bem estabelecidos: recuperação mais rápida, menos dor, e ausência de cortes, entre outros 1. Por isso, a Associação Americana de Laparoscopistas Ginecológicos (AAGL) as recomenda como primeiras opções na realização das histerectomias 2.

1. Ferrari MM, Berlanda N, Mezzopane R, Ragusa G, Cavallo M, Pardi G. Identifying the indications for laparoscopically assisted vaginal hysterectomy: a prospective, randomised comparison with abdominal hysterectomy in patients with symptomatic uterine fibroids. Bjog. May 2000;107(5):620-625.
2. AAGL position statement: route of hysterectomy to treat benign uterine disease. J Minim Invasive Gynecol. Jan-Feb 2011;18(1):1-3.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088