Recuperação saudável

Veja dicas para ter uma recuperação cirúrgica saudável

1. Descanse bem. O período de afastamento de suas atividades habituais será recomendado pelo seu médico.

2. Restabeleça a alimentação gradualmente, progredindo de alimentos líquidos para alimentos pastosos, e então para alimentos mais consistentes. Dê preferência a alimentos leves e que favoreçam um bom funcionamento intestinal, como fibras, frutas e verduras. O ritmo de realimentação será determinado pelo seu médico.

3. Curativos devem ser realizados se houver secreções em cicatrizes. Quando a cicatriz estiver seca, poderá ficar descoberta.

4. Pode haver um período curto de sangramento vaginal após a cirurgia, a depender do tipo de procedimento. Seu médico dará maiores orientações no momento da alta.

5. Utilize os analgésicos e/ou antibióticos de acordo com a recomendação médica.

6. Os sinais de alerta mais comuns são: febre (temperatura axilar maior que 38º C), dor pélvica ou abdominal de forte intensidade, parada de eliminação de gases intestinais, ou secreção vaginal ou pela cicatriz cirúrgica de cor amarelada e odor forte. Em qualquer uma das situações, ligue para o seu médico.

7. Retorne gradualmente às suas atividades de rotina, evitando atividades cansativas e desgastantes logo que estiver liberada.

8. Atividades físicas como caminhar, correr e musculação serão liberadas gradualmente pelo seu médico, a depender do tipo de cirurgia e do ritmo de sua recuperação.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088