Quando devo ir ao ginecologista?

O profissional amigo da saúde da mulher

Recomenda-se que a primeira consulta deva ser feita quando aparecer a menstruação, ou logo antes. Em seguida, deve-se retornar ao ginecologista uma vez por ano a partir do momento que a mulher inicia as relações sexuais.

Essas visitas regulares são essenciais para a saúde da mulher. Com elas, é possível prevenir doenças e detectar precocemente problemas de fertilidade, dar cobertura contraceptiva para mulheres que a desejam, tratar doenças sexualmente transmissíveis e disfunções sexuais, além de prevenir o câncer de mama e ginecológico.

O exame ginecológico é geralmente um exame das mamas e da região genital, um teste de Papanicolaou e um exame pélvico (toque vaginal) se a mulher mantém relações sexuais. A frequência necessária do exame de Papanicolaou será determinada pelo ginecologista. Se necessário, ele poderá recomendar a realização de outros exames, como a ultrassonografia.

Além dessas consultas anuais, a mulher poderá consultar um ginecologista se notar sintomas como cólicas na menstruação, alterações na secreção vaginal, menstruação irregular, problemas de fertilidade, anormalidades ou dor mamária.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088