Fisioterapia na perda urinária

Uma maneira prática e eficaz para tratar a incontinência urinária

A fisioterapia é uma excelente opção de tratamento para todos os tipos de incontinência urinária. O objetivo é treinar e fortalecer os músculos do assoalho pélvico, para que eles impeçam a perda de urina quando houver aumento da pressão sobre a bexiga 1. Em determinadas situações, a fisioterapia pélvica pode adiar a necessidade de uma cirurgia ou até mesmo evitá-la.

Há um tipo de fisioterapia para cada caso. Por exemplo, na eletroestimulação, eletrodos especiais são usados para estimularem os músculos pélvicos a ganharem força, e também para controlarem aquele desejo urgente de urinar. No biofeedback, a paciente aprende a coordenar melhor os músculos que dão suporte à bexiga, acompanhando o seu funcionamento diretamente em um monitor. Além de outras opções que serão sempre individualizadas.

Se você tem incontinência urinária ou deseja preveni-la, converse com o seu médico sobre a avaliação de fisioterapia. A Pelvi tem uma equipe altamente especializada em incontinência urinária. Descubra a sua melhor opção de fisioterapia pélvica e tenha uma vida mais feliz!

1. Fitz FF, Costa TF, Yamamoto DM, et al. Impact of pelvic floor muscle training on the quality of life in women with urinary incontinence. Rev Assoc Med Bras. Apr 2012;58(2):155-159.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088