Embolização, uma alternativa

A embolização é uma opção não cirúrgica para tratar miomas

A embolização de miomas uterinos é uma alternativa para o tratamento dos seus sintomas, especialmente o sangramento aumentado 1. Não é uma cirurgia, e portanto não requer internação. Apesar de vários relatos de gestação após a embolização, ainda não é possível recomendá-la livremente às mulheres que desejam engravidar.

No procedimento, o médico radiologista utiliza um pequeno cateter para injetar micropartículas dentro das artérias que “alimentam” os miomas. Assim, espera-se que os grandes miomas reduzam de tamanho e que os pequenos até mesmo desapareçam. Em uma comparação muito simplificada, é como se o cano que leva irrigação a uma parte ruim de um terreno (e o qual não precisamos) ficasse “entupido”.

A escolha pela embolização deve ser individualizada e decidida após discussão de seus benefícios e possíveis desvantagens. E com informações claras e um atendimento humanizado, as decisões ficam mais fáceis!

1. Kim MD, Lee HS, Lee MH, Kim HJ, Cho JH, Cha SH. Long-term results of symptomatic fibroids treated with uterine artery embolization: in conjunction with MR evaluation. Eur J Radiol. Feb 2010;73(2):339-344.

Copyright© 2013 - 2017 -Todos os direitos reservados

(61) 3045-0088